No último sábado (22), o atual presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da UFT e UFNT, Josafá Maciel, foi lançado como candidato à presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) no Tocantins. A escolha ocorreu durante o encontro estadual da Chapa “À Esperança Vermelha”, realizado no Sindicato dos Trabalhadores em Educação, em Palmas.
Durante o evento, também foram oficializadas as candidaturas de Messias, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), para a presidência do PT em Palmas, e de Fontes para a presidência do partido em Araguaína. Além das definições eleitorais, os participantes debateram a conjuntura política nacional e estadual, a organização partidária e as estratégias para as eleições internas do PT.
Josafá Maciel tem uma trajetória política marcada por sua atuação no diretório estadual do PT por vários mandatos. Ele também já exerceu o cargo de superintendente do Ministério da Pesca no Tocantins e foi chefe de gabinete do mandato do ex-deputado federal Célio Moura, que esteve presente no evento. Outras lideranças participaram do encontro, como o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Edmundo, além de dirigentes municipais e estaduais do PT, representantes do MST e do Movimento de Luta pela Moradia.
A disputa pela presidência estadual do PT contará ainda com outras candidaturas. O advogado Nile William Fernandes, representante da tendência Construindo um Brasil Novo (CNB), e Diego Montelo, superintendente do Tocantins no Ministério do Desenvolvimento Agrário, também concorrem ao cargo. Montelo conta com o apoio do atual presidente do PT Tocantins, José Roberto.
A eleição interna do partido será decisiva para definir os rumos da sigla no estado, em um cenário de articulações políticas voltadas para as próximas eleições.
