Publicidade

Número de MEIs abertos em Goiás em 2025 já supera ano passado

Número de MEIs abertos em Goiás em 2025 já supera ano passado

Microempreendedores se destacam em atividades de artesanato e confeitaria (Fotos: Freepik/Ilustrativa)

Até o último dia 02 de outubro, 106.105 microempreendedores individuais (MEIs) tinham feito o registro de abertura de empresa em Goiás em 2025, segundo dados levantados pela Junta Comercial de Goiás (Juceg). Esse número já é maior que o registrado em todo o ano passado, quando 105.744 microempreendedores individuais registraram CNPJ no Estado.

O recorde, portanto, foi batido praticamente três meses antes do encerramento do ano. Os dados reforçam o compromisso do Governo de Goiás com o empreendedorismo, por meio de políticas de incentivo e desburocratização.

O presidente da Juceg, Euclides Siqueira, aponta que o Governo de Goiás tem buscado impulsionar os pequenos empresários, ampliando suas oportunidades de trabalho e renda.

“A evolução expressiva do MEI em Goiás acompanha o movimento nacional. Esse salto reforça a importância do segmento na geração de receita, inclusão produtiva e fortalecimento dos negócios”, considera.

Entre os incentivos oferecidos aos microempreendedores pelo governo estadual, Euclides cita como exemplo o programa Mais Crédito, que oferece empréstimos de até R$ 30 mil para MEIs, com condições facilitadas. Em empréstimos acima de R$ 5 mil, o Fundo Garantidor de Crédito (Fundec), criado com recursos do Governo de Goiás, assume a garantia da operação, com juros bem abaixo do mercado.

Levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgado em junho desse ano, já apontava um crescimento nas empresas do porte no país. O dado mostrou que os microempreendedores individuais correspondiam, àquela altura, a 77% do total de pequenos negócios abertos até maio de 2025.

A análise por setores mostra que a área de serviços liderou o número de aberturas de pequenos negócios até o momento. Nos cinco primeiros meses do ano, o número de aberturas de MEI nesse segmento apresentou um crescimento de 30,1% em relação a 2024.

Saiba mais

Na cidade de Goiás, Caiado prestigia inauguração do Museu da Juceg

Juceg inaugura Museu Goiano do Registro Empresarial

Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias