A Comissão Eleitoral do Conselho Superior da Polícia Civil (CSPC) do Tocantins publicou a relação definitiva dos eleitos que irão compor o colegiado no biênio 2025–2027. A posse está prevista para a próxima reunião ordinária do Conselho, marcada para 24 de setembro, em Palmas.
Foram eleitos como membros titulares: Vladya Aline Ferreira de Souza (Oficial Investigador de Polícia), José Luiz Pereira Filho (Papiloscopista), Adeilson José dos Reis (Agente de Necrotomia), Wanderson Santana Rocha (Perito Oficial), Ibanez Ayres da Silva Neto (Delegado de Polícia de Classe Especial) e Bernardo José Rocha Pinto (Delegado de Polícia de 3ª Classe). Também foram definidos suplentes para os respectivos cargos, entre eles Cristiane Lacerda e Jandson Vasconcelos (Oficial Investigador) e Claudilene Lacerda (Papiloscopista).
De acordo com a Comissão Eleitoral, participaram do pleito 1.109 servidores, com 1.071 votos válidos, 15 votos em branco e 23 nulos. O processo contemplou as diferentes carreiras que compõem a Polícia Civil e respeitou as regras do edital eleitoral, garantindo representatividade no colegiado.
O CSPC é um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo da Polícia Civil. Entre suas atribuições, estão propor e acompanhar políticas institucionais, opinar sobre normas internas, analisar promoções e movimentações funcionais e contribuir para a definição de prioridades operacionais e de investimentos.
A eleição do Conselho Superior escolhe representantes de várias carreiras para, junto da direção da Polícia Civil, tomar decisões estratégicas do dia a dia da instituição.
Isso inclui discutir regras internas, organizar promoções, avaliar onde investir recursos (equipamentos, tecnologia e capacitações) e acompanhar a implementação das políticas de segurança.
O benefício para o Tocantins é ter uma gestão mais técnica e previsível, com valorização dos servidores e melhor uso do dinheiro público, o que se traduz em atendimento mais organizado nas delegacias, investigações e perícias mais ágeis e resultados mais eficientes para a população.
