Publicidade

Prefeitura de Palmas divulga dicas de como promover um trânsito mais seguro

Prefeitura de Palmas divulga dicas de como promover um trânsito mais seguro

Conforme estatísticas da Prefeitura de Palmas, com dados do Projeto Vida no Trânsito, as infrações mais recorrentes registradas durante as ações de fiscalização de trânsito da Capital envolvem excesso de velocidade, consumo de álcool ao volante, desrespeito à sinalização e ausência de dispositivos de segurança. Para alertar os condutores sobre formas de prevenção de acidentes, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) lista algumas formas recomendadas para que condutores e pedestres colaborem para um trânsito mais seguro.

A primeira recomendação é o respeito aos limites de velocidade deve ser mantido em todas as vias. Para garantir deslocamentos mais rápidos, o condutor pode buscar alternativas inteligentes: observar os padrões de tráfego nos horários de pico, planejar rotas mais curtas e menos movimentadas de acordo com o horário, além de utilizar plataformas, como o Google Maps, para otimizar o trajeto.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica essa infração como média, grave ou gravíssima, com multas que variam de R$ 130,16 a R$ 880,41, além da possível suspensão da carteira nacional de habilitação (CNH).

Álcool

O consumo de álcool ao volante é uma das principais causas de mortes no trânsito no mundo. No Brasil, além de resultar em multas e suspensão da carteira de motorista, pode também levar a processos criminais em casos mais graves.

Fonte: Prefeitura Municipal de Palmas – TO