Publicidade
Publicidade

No Dia Mundial de Prevenção de Quedas, Saúde de Palmas orienta sobre cuidados com idosos

No Dia Mundial de Prevenção de Quedas, Saúde de Palmas orienta sobre cuidados com idosos
Jornalista Kleber Costa
Jornalista Kleber Costa

Nesta terça-feira, 24, Dia Mundial de Prevenção de Quedas, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) chama a atenção para a importância de pequenas adaptações dentro das residências que podem reduzir o número de acidentes com pessoas idosas. Em 2024, a Capital registrou 224 atendimentos relacionados a quedas. No mesmo período, entre os óbitos em que a causa ou condição informada foi impacto físico, 53,5% envolveram idosos com ocorrências na própria residência.

De acordo com a responsável técnica pela Saúde da Pessoa Idosa na Semus, Taísa Souza Ribeiro, os idosos são mais suscetíveis a quedas por fatores como alterações no equilíbrio, perda de massa muscular e presença de comorbidades. “Os tombos podem causar lesões físicas graves, como fraturas e traumatismos cranianos, além de gerar perda de independência e mobilidade. O medo de cair novamente pode levar ao isolamento social, depressão e maior perda funcional, criando um ciclo difícil de romper”, explica.

Por isso, familiares e cuidadores devem estar atentos à rotina do idoso e fazer as adaptações necessárias em casa para garantir mais segurança. Ambientes mal iluminados ou escuros aumentam o risco de acidentes; móveis mal posicionados ou instáveis dificultam a locomoção e não servem como apoio adequado; objetos escorregadios ou espalhados pelo chão devem ser evitados; banheiros devem contar com barras de apoio, e as escadas precisam ter corrimão em ambos os lados.

Outro ponto de atenção é a presença de animais domésticos, que podem favorecer tropeços. O idoso deve ter atenção redobrada ao se movimentar perto dos pets. Manter o telefone ou celular em local acessível também facilita o contato em caso de emergência. O uso de bengalas, andadores ou outros dispositivos de apoio é recomendado para aumentar a segurança. Calçados devem ser confortáveis e com solado de borracha. Além disso, durante a limpeza da casa, é importante que o idoso evite andar em pisos úmidos.

Cuidados

Taísa ainda destaca que alguns cuidados com a saúde também são fundamentais na prevenção de quedas. “Praticar atividades físicas regularmente, realizar exames oftalmológicos e clínicos anuais para detectar problemas de visão, equilíbrio, cardíacos ou de pressão arterial; evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas; manter uma alimentação rica em proteínas, cálcio e vitamina D; tomar banho de sol diariamente e seguir corretamente as orientações médicas quanto ao uso de medicamentos são medidas importantes”, orienta.

Fonte: Prefeitura Municipal de Palmas – TO