Publicidade
Publicidade

Morre aos 90 anos o ex-prefeito Regino Jácome, um dos grandes líderes da história de Formoso do Araguaia

Jornalista Fernanda Dias
Jornalista Fernanda Dias

Morreu na noite deste sábado, dia 21 de junho, em Goiânia, um dos mais ilustres ex-prefeitos de Formoso do Araguaia: o Sr. Regino Jácome de Sousa Neto. Aos 90 anos de idade, Regino encerra uma trajetória de vida marcada por trabalho, liderança política e dedicação à família.

O corpo do ex-prefeito chegou agora a pouco à Câmara Municipal Meroveu Alves Parrião na cidade de Formoso do Araguaia, onde está sendo velado. O sepultamento está previsto para acontecer às 17h deste domingo, no cemitério local da cidade.

Um legado de obras e desenvolvimento

Regino Jácome foi prefeito de Formoso do Araguaia por dois mandatos (1973-1976 e 1983-1988), sempre pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido que ele carinhosamente chamava de “ManDa Brasa”.

Durante suas gestões, o município vivenciou um ciclo de importantes obras de infraestrutura que ainda hoje fazem parte do cotidiano da população. Entre as principais realizações de Regino estão: Construção do Lago Municipal, uma das maiores referências paisagísticas da cidade; Edificação da sede da Prefeitura e do Fórum; Criação do Centro Cultural; Pavimentação de importantes avenidas como Rio Formoso, Manoel Brandão, parte da Joaquim Batista e da JK.

Articulação política e conquistas estaduais

Além das obras locais, Regino também foi um grande articulador político. Por meio de parcerias com os então governadores de Goiás, Íris Rezende e Henrique Santillo, o ex-prefeito viabilizou obras estruturantes para a cidade, como: Construção da BR-242, ligando a BR-153 a Formoso do Araguaia; Instalação do Terminal Rodoviário; Implantação da rede telefônica comercial e residencial; Ampliação do sistema elétrico com a ligação de energia através da linha de transmissão de Cachoeira Dourada (GO); Construção de um complexo esportivo e educacional que, anos depois, passou a abrigar o IFTO.

Família e legado pessoal

Regino Jácome de Sousa Neto deixa sua esposa, Dona Iraí Parrião, com quem construiu uma vida de união e companheirismo. Também deixa quatro filhos: Márley Jácome, Marlon Jácome, Darlon Jácome e Regina Jácome, além de 11 netos e 6 bisnetos.

Seu nome ficará marcado na história de Formoso do Araguaia como um exemplo de liderança, trabalho público e amor pela cidade.

Fonte: Portal do Amaral