Publicidade
Publicidade

Porangatu promove ações de conscientização durante a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Jornalista Kleber Costa
Jornalista Kleber Costa

A Prefeitura de Porangatu, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), em parceria com o Conselho Tutelar, está promovendo ao longo desta semana uma série de atividades em alusão à Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituída pela Lei Federal nº 9.970/00.

A campanha, realizada anualmente em todo o país no dia 18 de maio, busca mobilizar a sociedade para a prevenção e o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A data foi escolhida em memória do caso da menina Araceli Cabrera, de apenas oito anos, brutalmente assassinada em 1973 no Espírito Santo, vítima de abuso e violência sexual.

Em Porangatu, diversas palestras educativas estão sendo realizadas nas escolas da rede municipal e estadual durante toda esta semana, com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes, professores e famílias sobre os sinais de abuso, os direitos das vítimas e a importância da denúncia.

PROGRAMAÇÃO

Como parte da programação, será realizada na quarta-feira, 15 de maio, às 7h da manhã, uma blitz educativa no semáforo da Igreja Matriz, com a distribuição de panfletos informativos sobre a campanha. Já na sexta-feira, 16 de maio, está marcada uma caminhada de mobilização, também às 7h da manhã, com concentração no Rodoshopping e trajeto pela Avenida Federal até o Centro Cultural, levando faixas, cartazes e mensagens de alerta à população.

A secretária de assistência social, Laryssa Valadares, destaca que o objetivo é “sensibilizar a sociedade sobre a gravidade desse tipo de violência e reforçar que a proteção das crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos”.

A campanha também ressalta a importância de denunciar qualquer suspeita de abuso. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100, pelo Conselho Tutelar, CREAS ou diretamente às autoridades policiais.


SERVIÇO:
Blitz Educativa
📍Semáforo da Igreja Matriz
🕖 Quarta-feira, 15 de maio – 7h

Caminhada de Mobilização
📍 Saída do Rodoshopping até o Centro Cultural
🕖 Sexta-feira, 16 de maio – 7h