Parlamentar não citou nomes, mas sua fala foi interpretada como referência ao caso envolvendo o prefeito de Colinas.
Gurupi (TO) – O deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) se solidarizou com a vereadora Naiara Miranda, de Colinas do Tocantins, após a repercussão de um episódio de desrespeito contra ela ocorrido durante sessão da Câmara Municipal, no último dia 3. A manifestação do parlamentar foi feita por meio de vídeo nas redes sociais, sem mencionar nomes, mas possivelmente fazendo referência ao caso que envolveu o prefeito Josemar Kasarin (UB).
No episódio, o prefeito Kasarin, em meio a uma discussão com a vereadora, afirmou: “Se pedir aparte e citar meu nome, eu vou responder. Tu te prepara que aqui a bala pega”. A declaração gerou indignação e reações de várias autoridades.
Em sua fala, Eduardo Fortes destacou a importância do respeito às mulheres na política: “Vi muitos comentários sobre um vídeo de um político desrespeitando uma mulher. Estamos em 2025 e é fundamental que as mulheres sejam tratadas com respeito, seja qual for sua classe social ou profissão. Não concordo com esse tipo de atitude. Precisamos melhorar o diálogo, especialmente na política. Apoio as mulheres tocantinenses e estou com elas nessa luta”, declarou.
A posição de Fortes recebeu apoio de lideranças como a delegada Sara Lilian, da 3ª Delegacia de Atendimento à Mulher de Araguaína (Deam), e do deputado estadual Olyntho Neto (Republicanos), ambos ressaltando a gravidade da violência política de gênero.
A polêmica ganhou força após o prefeito Kasarin divulgar uma nota de esclarecimento, em 14 de fevereiro, sem conter as críticas. Naiara Miranda reafirmou sua postura independente na Câmara, destacando seu compromisso com a fiscalização e com os interesses da população.
Eduardo Fortes concluiu reforçando o papel da mulher na política: “Quando uma mulher eleita é desrespeitada, é a democracia que sofre. Precisamos mais mulheres na política, com voz e segurança”.