Publicidade

Janad Valcari vira alvo de ação de representação contra a propaganda antiética. Autor é o jornalista Luiz Armando

Publicidade
Jornalista Kleber Costa
Jornalista Kleber Costa

Com um extenso histórico de duas dezenas de processos judiciais contra veículos de imprensa, jornalistas, cidadãos e figuras públicas, em claro uso do sistema judiciário para silenciar críticas e intimidar quem discorda de suas práticas políticas suspeitas, a candidata à prefeita de Palmas, Janad Valcari (PL) agora virou alvo de uma nova ação judicial, desta vez movida por um jornalista. O caso envolve o uso não autorizado de conteúdo audiovisual produzido pelo profissional na propaganda eleitoral da candidata.

Janad Valcari agora enfrenta uma representação judicial na 29ª Zona Eleitoral onde é acusada de manipular e descontextualizar uma entrevista publicada no canal do YouTube do jornalista Luiz Armando Costa.

A ação alega que a campanha de Valcari nas eleições de 2024 utilizou trechos de uma entrevista de 2022, realizada por Luiz Armando com o ex-prefeito Odir Rocha, falecido pouco depois da gravação.

Segundo o Jornalista, os trechos foram cortados e editados fora do contexto, de forma a atacar o candidato adversário, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), sem sua autorização, violando assim os direitos autorais do Jornalista. A propaganda se espalhou amplamente entre os apoiadores da candidata.

Na ação, o jornalista pede a retirada completa do conteúdo de todas as plataformas e a proibição de novos usos de material relacionado à entrevista, alegando que a manipulação das imagens e falas causou danos à sua credibilidade e configurou uma violação de seus direitos intelectuais.

A defesa do Jornalista, reconhecido por sua cobertura especializada em política, também menciona que a ação se faz necessária para coibir condutas antiéticas, pois além de violar a legislação eleitoral, a propaganda desrespeita a memória de Odir Rocha e José Wilson Siqueira Campos, ambos já falecidos, que não podem se defender das acusações implícitas na peça de campanha.